A Semana Cultural segue seu curso com diversos momentos marcantes e prestigiados pelo público que tem comparecido na praça para assistir a várias apresentações, sejam de danças, teatro, música e, sobretudo nos cinco dias de intensas atividades a nossa reportagem preparou mais resumo para destacar, por exemplo, os vencedores do II Festival Estudantil de Poesia Falada que foram os seguintes:
1º lugar – Rua da igualdade – autora: Sarah de Souza Brandão (Colégio Estadual de São Fidélis)
2º lugar – O Paraíba sumiu – autor: Khayo Souza de Paula (Colégio Elvídeo Costa)
3º lugar – Por que poema? – autor: Breno Daflon (E. Municipal Washington Pontes)
Menção Honrosa de interpretação: Karolayne Silva de Souza (Colégio Elvídeo Costa)
Melhor Intérprete: Daniel Dias
Ainda, foi realizado o encontro com autores e palestras literárias cuja presença do público seja por estudantes de várias instituições escolares e público adulto, os espaços ficaram lotados pela diversificada plateia.
O mix de atividades contou também com a oficina de música da professora Célia Furtado e seus alunos em apresentação com violão e voz. Ainda, nesta simultaneidade, a exibição da peça teatral – A Arca de Vinícius, considerada espetacular e arrancou muitos aplausos do público. Destaque ainda para alguns alunos que têm comparecido à exposição de artes plásticas no alpendre da Biblioteca, com objetivo da pesquisa solicitada por professores para que os mesmos possam conhecer e pesquisar sobre o enredo que envolve as linguagens dentro do contexto da arte.
Já na quarta-feira (23) a cidade recebeu a escritora Luisa Trigo, Eleonora Sardinha, Iris Figueiredo e Elisa Lucinda que abrilhantou a noite com um bate-papo no mais conceituado estilo poético com o grande público presente no Jardim Presidente Vargas. Elisa ficou encantada com a receptividade e um fato interessante chamou a atenção, o qual foi ver crianças concentradas assistindo à apresentação da escritora que, por sinal, foi bastante interativa e aplaudida.
Elisa fez questão de dizer que adora a cidade Poema, pois, além de ter um amigo que ela considera como irmão – Claudio Valente, de modo que o convidou para que subisse ao palco e ele acabou a recepcionando com um abraço e recitou o poema “Nega Fulô” um poema para ela.
Elisa disse que um evento da magnitude como este que o município realiza é de extrema importância porque se torna uma alavanca para diversas transformações. “A palavra gera poder que gera uma ecologia de saberes e novas possibilidades por abrir as mentes e libertá-las”. A poesia é uma forma de fazer com que as pessoas viagem com a palavra, nos versos e nas prosas e assim sendo novos horizontes são/serão abertos. Ela ainda deixou aberto que se for convidada em abril poderá marcar presença para uma oficina – já que é muito solicitada por profissionais da área de Educação, e gestão empresarial para oficinas específicas em todo o país.
A programação da Semana Cultural continua e já na sexta-feira (25) será a eliminatória do VII Festival Nacional Aberto de Poesia Falada e no sábado será a grande final. O evento conta com a participação de poetas de diversos lugares do Brasil.
Confira a programação completa da Semana Cultural que se encontra na nossa página, bem como curta a nossa fanpage no facebook e tenha acesso a todas as imagens e vídeos compactos da cobertura de todos os dias. https://www.facebook.com/SaoFidelis
https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/1017648908286165/
https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/1017650404952682/