A vocação de um médico é considerada uma das questões fundamentais da Psicologia Médica. É essencial que o profissional tenha um perfil psicológico, bem como uma manifesta vocação para os valores humanos ao escolher a carreira profissional. Virtudes essenciais são basilares ao serem adotadas para a própria definição do caráter, para que possam traduzir a predisposição para a fidelidade no exercício da profissão cuja verdade, promoção da justiça social, compreensão do sofrimento humano, humildade, prudência, disponibilidade, juntamente com a generosidade – virtude esta que combina muito bem com o médico ginecologista – Dr. Genilson Gomes Carneiro Filho, 35, um profissional que se destaca com um diferencial a mais por estar sempre pronto a servir.
Com um histórico de vida oriundo de uma família fidelense humilde, mas que não mediu esforços para lutar e vencer na vida. Para dezenas de suas pacientes, ele é um anjo que caiu do céu ao passar no último concurso público da prefeitura de São Fidélis, e atuar na rede SUS, além de atuar na UPA de Niterói e numa clínica no Rio
De acordo com as informações – ele não deixa de atender nenhuma paciente que chega ao posto médico, além de oferecer um super café para suas pacientes que são atendidas num total que chega a 50 mulheres e até mais – de acordo com o fluxo nas marcações de consulta para ele, o qual tem sido cada vez maior por conta do seu diferencial profissional.
Por conta disso, há pouco mais de um mês, o médico foi capa de reportagem de um veículo de informação local, o que gerou uma enorme repercussão sobre o seu profissionalismo regado de senso humanista, sensibilidade e carinho na maneira de tratar suas pacientes – fato este que ganhou destaque nacional e neste sábado a produção do programa Encontro da Rede Globo – apresentado por Fátima Bernardes, esteve na cidade para finalizar as últimas gravações sobre a trajetória da vida do médico cuja reportagem vai ao ar na segunda-feira (3).
Durante as gravações na chegada ao posto médico Clinica da Família, nossa reportagem participou das gravações – bem como acompanhou de perto parte de uma série de depoimentos de pacientes que são tratadas pelo médico e demonstraram grande satisfação e até se emocionaram ao falar da maneira que ele exerce a medicina tornando-se, assim, um profissional exemplar, humano, simples, humilde e receptivo.
Por fim, todas disseram que só restam aos munícipes agradecerem a Deus para que cada vez mais ele possa ser fortalecido por esse dom e verdadeiro profissional que nasceu para a medicina. De modo ainda todos torcem para que ele permaneça com essa bondade e generosidade em poder servir ao povo da sua cidade natal, quando, pelo grande profissional que é – todos sabem qual cidade que não gostaria de contar com um médico desse quilate? Daí porque muitas disseram que torcem e rezam para que ele possa continuar prestando atendimento em São Fidélis, pois quem ganha é a Saúde da Mulher e o município.
Por Nelzimar Lacerda