Morador do bairro Coroados é exemplo por promover o cultivo de horta comunitária em aproveitamento de terrenos baldios

27 de maio de 2018

Um morador do bairro Coroados tem sido um exemplo ao promover o cultivo de horta comunitária em aproveitamento de terrenos baldios. Trata-se de Marcelo Borges que – desde 2016 tem doado parte de seu tempo no referido bairro, quando, nas horas vagas, cuida de dois terrenos nos quais ele planta diversas hortaliças, aipim, tomate, maracujá e etc.

Os terrenos são grandes e viviam cheios de matos, lixos e os moradores viviam reclamando porque os imóveis estavam servindo de foco para mosquitos e roedores. Marcelo procurou os donos dos terrenos para saber deles se porventura eles cederiam para o cultivo de hortas, além da limpeza dos mesmos. Os donos dos imóveis aceitaram a proposta de Marcelo, o qual tem feito um trabalho voluntário no que se refere ao cultivo de duas bonitas hortas comunitárias e valorizado pelos moradores que têm se beneficiado da produção dos hortigranjeiros.

Ainda segundo Marcelo – toda a produção de hortaliças e legumes é doada aos moradores e demais pessoas que passaram a procurar por esses produtos na última semana – que assim como outros estão em falta devido à paralisação dos caminhoneiros que causou o desabastecimento de muita coisa no mercado, entre eles, os hortigranjeiros que desde a última semana já estavam em falta nas quitandas e supermercados da cidade.  E as hortas que ele cuida têm sido não somente destaque nesse momento, bem como ajudado a muita gente poder contar com verduras nas suas mesas.

Com isso, o exemplo do morador chama a atenção, de modo que serve para uma boa lição e aprendizado a todos os demais donos de terrenos que poderiam propor essa iniciativa aos moradores de outras localidades dentro do município. E já se fala na propositura de um projeto que possa ser estendido para demais áreas, entre elas, o próprio Horto Municipal. Para isso, dependerá de um estudo e avaliação com o poder público municipal para que possa deliberar sobre tal parceria e/ou voluntariado que poderia/poderá atuar no cultivo de hortas no referido local, além de um projeto também de paisagismo para a entrada principal do local.

Tudo começou a partir de 2015 quando uma reportagem do SF RJ sobre os terrenos baldios que estavam causando uma série de problemas aos moradores no bairro Coroados, pois havia foco de mosquitos, roedores e animais peçonhentos por conta da grande quantidade de mato e lixo que algumas pessoas costumavam descartá-los em horários noturnos nos terrenos totalmente abertos com aspectos de abandonados.

Daí foi realizada uma cobrança aos donos dos terrenos para que tratassem de limpar os seus imóveis. De lá para cá, houve uma significativa melhora no local porque pessoas como o próprio Marcelo foi um grande aliado para que uma solução fosse apresentada tal como esta que ele hoje é parte essencial no cultivo das hortas pela permissão de alguns donos de terrenos na localidade.

Por Nelzimar Lacerda






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740