Moradores de diversas localidades do município de São Fidélis têm reclamado diariamente, sobre o estado de abandono em seus bairros e distritos. Dentre os mais graves problemas estão ruas com esgoto a céu aberto no bairro Coroados, lixos e entulhos aguardando a passagem do caminhão e máquina há mais de vinte dias em boa parte da cidade e distritos, cuja causa segundo informações da secretaria municipal de comunicação – a empresa que presta serviço terceirizado para a prefeitura estaria com dois dos três caminhões recolhedores de lixos e entulhos, estariam quebrados, daí o recolhimento do lixo ficou prejudicado desde o final do ano passado.
Entretanto, como a demanda é muito grande – a situação em alguns bairros da cidade já se encontra normalizada em relação ao recolhimento, mas, mesmo assim, a situação ainda está complicada em outros locais, o que têm levado moradores a ficarem indignados e cobrando pelos serviços à prefeitura. Além dos problemas em relação ao lixo, têm moradores de diversos bairros que disseram ter solicitado à secretaria municipal de serviços públicos para a colocação de latões para depósito de lixos, tendo em vista que há esquinas com ruas paralelas que só um latão para atender a mais 50 residências. Daí a grande quantidade de sacos de lixos esparramados pelas ruas porque não há lixeiras e latões suficientes.
Em relação aos buracos, já se transformaram em crateras em ruas como, por exemplo, no bairro Jonas de Almeida e Silva (Chatuba) e segundo os moradores – os riscos de quem transita pela rua principal de acesso ao bairro são constantes, favorecendo para acidentes e atropelamentos porque além dos buracos crateras, os caminhões que trafegam na via de acesso para fazer entregas comerciais – tomam conta de parte da rua fazendo-a de estacionamento e, assim sendo, não há, sequer, como o morador transitar nem pela via e tampouco pelas calçadas. Por conta da situação, o ônibus/circular da empresa Expressinho deixou de passar pelo bairro porque não tem como trafegar de acordo com as informações.
Ainda sobre esse raio X que mostra boa parte da área urbana em estado precário, há a situação dos loteamentos em áreas que foram totalmente ocupadas de forma irregular como ocorreu, por exemplo, no bairro da Penha cuja área mostra a devastação, além dos terrenos que foram e são postos à venda, sequer contam com infraestrutura.
Um dos moradores divulgou nas redes sociais o desespero da família ter que sair a pé com uma mulher prestes a entrar em trabalho de parto em pleno atoleiro conforme mostram as imagens. Segundo o marido da mulher, motos carros atolados porque o local não conta com saneamento básico, pavimentação – enfim, total abandono.
Uma expansão urbana criminosa tem ocorrido há mais de vinte anos em São Fidélis – quando se sabe que há os donos de loteamentos põe seus terrenos à venda sem infraestrutura, e faz com que os moradores fiquem em atoleiros quando chove, e nem com uma máquina da prefeitura puderam contar conforme relatou um dos moradores.
Em contato com o secretário de obras – Adriano Maia, disse que uma das dificuldades neste começo de ano trata-se da falta de massa asfáltica pela usina que produz – bem como tem que se fazer licitação para a compra, o que por sua vez, ainda tem a questão da abertura do orçamento municipal o qual foi aberto em meados de janeiro.
Por Nelzimar Lacerda – SF RJ
https://www.facebook.com/258865987497798/videos/522834592449342