Museu paroquial da Igreja Matriz: um espaço pouco conhecido, mas com muita história para contar.

22 de janeiro de 2014

O museu paroquial da Igreja Matriz de São Fidélis é um espaço ainda pouco visitado e com muita história para contar através de peças expostas, além de livros históricos, há, também, documentos que estão em processo de restauração.

Poucas pessoas residentes na cidade de São Fidélis e demais visitantes, sabem da existência do museu sacro da Igreja Matriz de São Fidélis e cujo espaço guarda várias peças que vão desde imagens, objetos, indumentárias usadas pelos párocos que dirigiram a igreja nos séculos passados, além de um acervo específico sobre a história, considerados uma relíquia.

Ainda, no museu podem ser vistos telas originais que retratam sobre os primórdios da Igreja, entre elas, a de Debret e demais documentos sobre diversas ações registradas no dia a dia, sobre todo o movimento do contexto social e religioso muito antes da localidade ser elevada à categoria de cidade em 1850.

Entre os documentos há livros de batismo, casamentos, incluindo, as etnias indígenas Puris e Coroados e negros que fizeram parte da colonização. Ou seja, tais livros remontam todos os registros relacionados à história local desde a chegada dos frades italianos e fundadores da cidade – frei Angello Maria de Lucca e frei Victorio de Cambiasca, bem como a presença do Barão de Vila Flor – João Manoel de Souza no cenário político da época do Brasil Colônia e Império.

Segundo o historiador Evando Freitas Soares, responsável por toda a parte administrativa de restauro dos documentos e demais peças, o trabalho requer técnica, cuidados minuciosos, paciência e dedicação, tendo em vista que são documentos e peças antiquíssimos.

“É um trabalho de limpeza e de remoção das pragas que tomaram conta.O acervo já tinha passado por uma limpeza no ano de 2013, inclusive os registros de batismo foram todos digitalizados. Os arquivos permaneceram guardados no interior da Igreja, e com o tempo muitos começaram a ser novamente atacados por traças e outras pragas, portanto esta iniciativa tem como objeto a limpeza  e preservação dos documentos, lembrando que uma parte já foi digitalizada, por exemplo, os registros de batismos”, bem como os demais documentos históricos também serão quando terminar essa limpeza e restauro”, disse”.

Na próxima semana estará disponibilizado no link de vídeos do site, um VT especial sobre o museu paroquial da Matriz para que todos possam fazer um pequeno tour virtual nele.

Quanto às visitações ao museu, elas precisam ser agendadas e o tel da secretaria da igreja é (22) 2758 -1146.







www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740