Número de casos de Covid-19 aumenta e município corre risco de entrar em colapso na saúde se medidas rigorosas não forem tomadas

27 de abril de 2020

A secretaria municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira (27), mais um boletim atualizado referente aos casos suspeitos, confirmados e número de óbitos na cidade. E a situação tem sido de aumento – pois subiu de de 6 para 16 os casos confirmados de Covid-19 em São Fidélis.


No último Boletim Saúde apresentado pela prefeitura municipal de São Fidélis nota-se que houve significante aumento no número de casos confirmados De acordo com o Boletim do dia 25 de abril, São Fidélis tinha 6 casos confirmados e 1 óbito. Agora os confirmados são 16 e os óbitos 3. O número de casos descartados é igual a dos confirmados: 16. E os suspeitos no momento são 2. Há até agora 4 pessoas curadas da doença.

Por Tony Roger – São Fidélis RJ

Município corre risco de entrar em colapso na saúde por conta de atos de irresponsabilidade por parte da maioria da população e falta de medidas mais rigorosas para combater os riscos que têm sido observados diariamente

É preocupante o aumento dos casos de pessoas contaminadas pela Covid-19 em São Fidélis, de modo outro revoltante ver boa parte da população urbana circulando pelas ruas, bares lotados, supermercados cheios, portas de bancos com filas enormes e, detalhe estarrecedor, quase ninguém com o uso de máscaras.

E, para acrescentar, a reabertura do comércio ainda não foi liberada e imagina-se os riscos que a população irá ter com um possível aumento de contaminados e número mortes o que irá, consequentemente, levar a saúde do município a um caos ao entrar em colapso.

É de uma gravidade enorme o que está acontecendo no dia a dia nesta cidade, pois, simplesmente, as pessoas não estão levando a sério que a Covid-19 mata em poucas horas! Até o momento já são 3 óbitos e mais 11 casos contaminados, sendo que 3 estão em isolamento hospitalar e 8 em casa. Pergunta-se: será que estes 8 estão em seus isolamentos domiciliares? Será que haverá uma fiscalização tendo em vista que o órgão municipal de saúde sabe quem são, uma vez que todos têm que passar por um protocolo?

As informações supracitadas são do último boletim atualizado pela secretaria municipal de saúde divulgado nesta segunda-feira (27). sendo assim, razão maior ainda para que providências urgentes sejam tomadas com mais rigor quanto a esse fluxo de pessoas circulando pelas ruas dia e noite como se nada estivesse acontecendo.

Levando-se em conta que o número de casos confirmados que é altamente preocupantes e ressalta-se que, se nenhuma providência mais rigorosa não for decretada por parte das autoridades municipais (Prefeitura, Câmara Municipal com apoio da Secretaria Municipal de Saúde), a situação vai ser dramática em se tratando do colapso na saúde municipal, bem como o aumento do número de mortes.

É preciso exigir o uso de máscaras por parte de cada cidadão que estiver circulando pelas ruas; a reabertura do comércio deve ser com restrições (lojas, restaurantes, farmácias) que só funcionem através de Delivery. É imprescindível impor medidas contra aglomerações em quaisquer pontos comerciais da cidade e nas próprias vias públicas.

Logo, cabe a todos a consciência de que o dever de prevenir o aumento de contaminados e mortes nessa pandemia deve ser pensado com seriedade. Ignorar a Covid-19 que é vírus letal, aí é um ato de irresponsabilidade e atentado contra a própria vida e a do próximo também.

Por Nelzimar Lacerda






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740