A morte do promotor de Justiça Dr. Marcelo Lessa, 51 anos, ocorrida neste sábado (14), deixa um vácuo no MPRJ, mas, ao mesmo tempo, um grande legado pelo espírito combativo no exercício da jurisdição regional. Ele foi um grande guerreiro não somente nas ações do dia a dia para manter a ordenação e luta pelas causas na área do Direito, nas causas que envolvem os direitos sociais, difusos e coletivos, bem como pela luta na última semana pela sua própria vida ao ser internado às pressas por consequência de problemas cardíacos que, infelizmente, não resistiu ao tamanho da gravidade e veio a óbito.
Dr. Marcelo Lessa foi promotor de Justiça e professor de direito penal e estava internado no Hospital Dr. Beda, em Campos. Lessa foi vítima de choque séptico, que causou uma infecção generalizada com falência múltipla de órgãos.
O promotor passou por uma cirurgia de urgência no último sábado para corrigir uma falha na válvula mitral, que estava jogando líquido para pulmão e causando uma embolia. O problema foi diagnosticado na noite de sexta-feira (6) e corrigido pela cirurgia. (leia mais abaixo)
O promotor começou a passar mal durante uma aula online na noite do dia 04/08. Lessa deu entrada no Beda na madrugada do dia 5. Após uma tomografia constatar comprometimento dos seus pulmões entre 85% e 90%, passou à UTI Covid por volta das 3h e, às 4h, chegou a ter uma parada cardíaca, que foi revertida pela equipe médica. (leia mais abaixo)
No dia 6 de agosto, entretanto, após quatro testes PCR negativos, foi descartado o diagnóstico de Covid-19. A suspeita é de tromboembolia pulmonar. Lessa sofria também de arritmia cardíaca. (leia mais abaixo)
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, lamentou o falecimento do promotor de Justiça Marcelo Lessa, “É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento do promotor de Justiça Marcelo Lessa. O MPRJ rende todas as homenagens a esse profissional que sempre exerceu suas funções com extrema dedicação e competência. Hoje é um dia triste para o MPRJ”, pontuou o PGJ.
Nossa equipe da revista eletrônica SFRJ se solidariza com os familiares neste momento de dor e lamenta a grande perda de um dos mais renomado e combativo promotores de justiça na nossa Região.
Por Nelzimar Lacerda – SF RJ