Em uma das audiências realizadas durante o mês de julho, em especial, no dia (18) no Fórum da Comarca de São Fidélis, um fato ocorrido e considerado grave desvio de conduta ética, envolvendo o advogado Roberto Freitas Barcelos, fez com que no decurso da mesma um inquérito fosse instaurado para investigá-lo.
Nossa reportagem esteve em contato com o Delegado de polícia Rodrigo Maia, que confirmou a existência do inquérito que corre em segredo de justiça. Com isso, o processo será desmembrado e, dependendo da conclusão dos autos, o advogado poderá ou não ser afastado do caso.
Os casos de desvio de conduta ética por parte de profissionais de várias carreiras no país, em especial, advogados, médicos e jornalistas, têm sido vez ou outra, divulgados na grande mídia, apesar de se saber que há, em algumas áreas, um corporativismo bastante acentuado. Contudo, muitos são os prejuízos e estragos à imagem profissional, além de processos que podem impedir o exercício da profissão. Todo profissional ao se graduar em uma carreira presta juramento, além de algumas áreas contarem com seu código de ética. Entretanto, muitos se esquecem da existência dele, ou simplesmente o ignoram.
“A ética está vinculada à moral e estabelece o que é correto, errado, permitido ou desejado relativamente a uma ação ou a uma decisão. O conceito provém do grego ethikos, que significa “carácter”. A ética pode-se definir como sendo a ciência do comportamento moral, uma vez que estuda e determina a forma segundo a qual devem agir os integrantes de uma sociedade”.