A passagem da tocha olímpica pela cidade de São Fidélis neste domingo (31) marca um momento histórico não só para a Cidade Poema, mas, principalmente na Região Norte Fluminense, onde as cidades de Itaocara, Campos dos Goytacazes e Macaé também recebem a passagem do símbolo olímpico. Um marco porque é a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos que o país é anfitrião e sendo a cidade do Rio de Janeiro, sede dos jogos, e, com isso, um marco para estas cidades que foram selecionadas entre os 92 municípios do estado para receberem a passagem da tocha.
Muitos populares foram para a rua prestigiar a passagem e os condutores fidelenses escolhidos para o revezamento da tocha, entre eles, o bombeiro Marcus Alecrim e o atleta fidelense da modalidade atletismo, representando a cidade, Antônio Maria Menezes (popular Cafu) e o professor de Tai Chi Chuan no Rio de Janeiro, Venceslau de Cardozo de Oliveira (popular mestre Lau).
Ainda, entre os nomes da lista, contou Cristiano Luiz Bispo, Cristiana Pereira de Azevedo, Santiago Jorge Sanches, Willy da Silva Pinto e os estudantes do Colégio Estadual Barão de Macaúbas Guilherme Cezario Alves da Silva e Hericky Thales da Silva. Ao todos, foram 10 selecionados, sendo seis por patrocinadores.
A passagem ocorreu por volta das 11h30 horário da chegada do símbolo olímpico na Rua Dom Licínio Rangel, (antiga Rua Duque de Caxias), em frente ao Colégio Fidelense, local onde iniciou o percurso do revezamento.
O percurso do revezamento passou pelas ruas, além da antiga Duque de Caxias, Alberto Torres, Coronel João Sanches, até a chegada na Praça Guilherme Tito de Azevedo. O segundo estágio ainda na Rua Coronel João Sanches, seguiu pela rua Brahman e Theodoro Gouveia de Abreu, na proximidade do bairro São Vicente de Paulo, onde aconteceu o encerramento e a tocha seguiu para Campos dos Goytacazes
Em relação a protestos que têm ocorridos por diversas cidades por onde a tocha olímpica tem passado, ao contrário, em São Fidélis – por ser a população considerada hospitaleira e ordeira e tudo correu na mais perfeita organização.
Entretanto, após a chegada dos condutores na Praça Guilherme Tito de Azevedo e os mesmos subirem ao palco do Jardim Presidente Vargas, para fazerem fotos, o que chamou a atenção mesmo foram as vaias direcionadas ao prefeito Luiz Fenene e o vice Magno Rocha – ambos no palco para receberem os condutores.
Por Jonas de Castro.