Por dentro da história com Evando Freitas: festa de São Fidélis, uma história de 236 anos

24 de abril de 2018

Caros leitores, hoje vamos falar sobre a festa do padroeiro do município de São Fidélis.

A história de São Fidélis é longa, e poucos conhecem as nossas raízes culturais. Em São Fidélis, passando o carnaval, a grande maioria das pessoas já pensa no que será feito no mês de abril e em quais shows irão se apresentar para a população por ocasião das festividades do Padroeiro da cidade, São Fidélis de Sigmaringa.

Hoje trago pela primeira vez em um artigo a quantidade de anos que se comemora a festa do padroeiro. A festa de São Fidélis é realizada exatamente há 236 anos. Isso mesmo! Já se comemorava antes mesmo de sermos vila, freguesia, ou cidade.

Frei Ângelo e Frei Victório, quando saíram da Itália com destino à África, já tinham escolhido o nome das missões que iriam fazer. Destinados a outro rumo, vieram para as Américas, mais especificamente para o Brasil. Quando chegaram às terras de nossa região, em 27 de setembro de 1781, no local chamado Gamboa, já traziam com eles as Imagens de São Fidélis de Sigmaringa e de São José de Leonissa (Levado para Itaocara).

Como a data de martírio de São Fidélis de Sigmaringa é dia 24 de abril, no ano que chegaram não houve tempo de celebrar as festividades em honra ao santo, mas no ano seguinte, no mês de abril de 1782, já se celebrou a festa em honra a São Fidélis. Sendo assim, a festa religiosa mais antiga de toda a região, diz Frei Ângelo em suas memórias, ocorreu em 1782 “com muita pompa e solenidade”. A festa em honra ao grande mártir da fé. Desde então, todos os anos se comemora em abril a festa do padroeiro.

Anos se passaram e a festa religiosa se misturou com a festa dita “mundana”, assim, várias atrações não religiosas começaram a acontecer na mesma época da festa. Em décadas como 1990 e 2000, a festa era grandiosa, com muitos shows a nível nacional, parque, barraquinhas e fogos, e no dia 24 de abril sempre se apresentava um cantor católico.

Nos últimos anos, essa festa  perdeu um pouco do seu “brilho“ voltando-se mais especificamente para seu lado religioso, por vários motivos, dentre eles crise financeira e falta de parceria com o poder público. Entretanto, a partir de 2017, a atual administração em parceria com a Igreja Matriz tenta resgatar os festejos do padroeiro e, com isso, a tradicional festa de São Fidélis –  aos poucos vai retornando. Tema de poemas, histórias, lendas e livros, a festa de São Fidélis sempre foi a alegria do povo fidelense, e ainda continua sendo, embora em menor proporção.

Referências bibliográficas 

BALBI, Aloysio. São Fidélis, A história consagrada. Rio de Janeiro: Gráfica & editora Minister, 2009.

CARNEIRO, Aurênio Pereira. História das principais avenida, praças, ruas e jardins. São Fidélis,1974.

PALAZZOLO, Frei Jacinto de. História da Cidade de São Fidelis. Rio de Janeiro: Gráfica e Editora Rio São Paulo LTDA,1963.

SEIXAS, Ruy Fernandes. Nosso Progresso. Campos dos Goytacazes: M. Zulchner& Cia.1930.

SOBRE OS SÍMBOLOS DO MUNICÍPIO:

Muitos já conhecem o conteúdo dessa postagem, mas vale sempre recordar e dar oportunidades para as novas gerações conhecerem e terem contato com um artigo mais atualizado sobre os símbolos do município de São Fidélis. Todo país, estado ou município possuem alguns símbolos que os identifica. A nível nacional, temos como símbolos da nação brasileira: o Hino, o Selo, o Brasão de Armas e a Bandeira nacional.

Quem nunca se emocionou vendo jogo de Copa do mundo ou olimpíadas quando tocou o Hino e subiu a Bandeira do Brasil como gesto de grandeza a nação por um brasileiro ter conquistado uma vitória importante? Pensa-se que quase todos nós. Para isso servem os símbolos para nos trazer à memória de nação, bem como saber que se pertença ao Brasil.

Os símbolos também são um sinal da presença brasileira fora do território nacional, vai que um dia você se perca em algum país, o que fazer? Procurar uma embaixada brasileira, e para isso terá que procurar um local onde tenha a bandeira, o selo ou o brasão do Brasil. São Fidélis assim como a federação e todos os municípios brasileiros possui seus símbolos, que no total são três: a Bandeira, o Hino e o Brasão de Armas. Vamos apresentar a você e explicar o significado de cada um deles.

Na lei orgânica de São Fidélis fica estabelecido:

“Art. 3º – São poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo e o Executivo”.

Parágrafo Único – São símbolos do Município, a Bandeira, o Hino e o Brasão representativos de sua cultura e história.

Brasão do Município de São Fidélis

Nosso brasão é repleto de muitos significados que nos lembram momentos únicos da história de nossas terras. O escudo nos remete a origem e aos portugueses colonizadores do Brasil. O templo da Igreja Matriz de São Fidélis, a mais importante construção do município, onde tudo começou; construída de 1799 a1808. O cocar e algumas flechas trazem a memória dos índios puris e coroados, nossos habitantes nativos.

O símbolo franciscano nos lembra de nossos primeiros grandes religiosos e grandes contribuidores do desenvolvimento inicial da região, Frei Victório de Cambiasca e Frei Angelo Maria de Lucca e sua Ordem. Abaixo temos a representação da serra do sapateiro, uma das mais importantes e belas serras do município e ao alto, Cinco estrelas que representam os cinco grandes desbravadores das terras fidelenses:

Pedro Dias, Ângelo Severo da Silva, Faustino Cabral, Luiz Coelho e um sapateiro que não consta o nome, e, por último, a faixa ondulada representa o rio Paraíba do Sul. Em baixo encontramos uma faixa com duas datas, uma a cada lado: 1840 e 1870, a primeira é a data da elevação à Freguesia pela Lei Provincial nº 177, de 2 de abril de 1840; a segunda, sua elevação à cidade, em vista da Lei Provincial nº 1.533, de 3 de dezembro de 1870, e os suportes acima das datas representam duas riquezas das terras acima da data de 1840 a cana e na data de 1870 o arroz.

Bandeira e Hino do Município de São Fidélis

Bandeira:

Instituída bandeira do município em 13 de setembro de 1972 pelo então prefeito Humberto Lusitano Maia. “O prefeito do município de São Fidélis, usando das atribuições legais, com fundamento no Art. 161, da Emenda Constitucional n 1, de 15 de fevereiro de 1970,

DECRETA:

Art. 1º.  – “A bandeira do município de São Fidélis constará de um paralelogramo verde de primavera, tendo no centro o brasão Armas do município, de autoria do heraldista e desenhista Alberto Lima, aprovado pela Resolução n 12, de 11 de abril de 1963.”

A bandeira de mesmo molde da nacional deve estar presente as repartições públicas quando em funcionamento e em ocasiões de solenidades.

Hino “Terra de Luz”

O hino Terra de Luz se tornou oficial em 21 de junho de 1972 pelo Decreto n.º 25/72 do prefeito Humberto Lusitano Maia “O prefeito municipal de São Fidélis, usando das atribuições legais, com fundamento no Artigo 161 da Emenda Constitucional nº l de 16 de fevereiro de 1970:

DECRETA:

Art. 2º – Passa a ser Hino Oficial do Município a composição musical ‘Terra de Luz’, de autoria do maestro fidelense Prisco José de Almeida”.

Em todas as ocasiões de solenidades no território de São Fidélis deverá ser executado o hino “Terra De Luz”. Porém nota-se que nem nas instituições escolares municipais a pratica de cantar o hino vem sendo praticada. Assim acontece na realidade e às vezes nós fidelenses passarmos vergonha. Quando em uma solenidade se toca o hino grande maioria das pessoas não o cantam, uma falha no tipo de educação implantado no município.

Sou da época que três vezes na semana cantávamos o hino e hasteávamos a bandeira, era legal, e aprendíamos o respeito pela pátria e pelo município. Hoje quando toca o hino, poucos cantam e quase não se hasteia bandeira, e aliás, algumas repartições nem bandeira tem.

Segue abaixo o  Hino do Município:

“Terra de Luz”

(Hino de exaltação à terra natal – Música e versos do maestro Prisco José de Almeida – abril de1950)

Salve terra fidelense,

Jóia rica do Brasil

Teu futuro nos pertence,

Serás sempre varonil!

Tua gente, sem fadiga,

Teu passado há de defender!

São Fidélis, terra amiga,

Nosso esforço tu hás de ter

(Bis)

Salve! Salve!

Linda terra feita de luz!

Glória! Glória!

Tudo em ti prende e nos seduz!

(Bis)

Na paisagem de beleza

Que te veste de esplendor,

A sublime natureza

Deu-te tudo! és um primor!

Nossos olhos sem canseira,

Fitam sempre tudo o que é teu!

São Fidélis, altaneira,

Lindo berço que Deus nos deu!

(Bis)

Salve! Salve!

Linda terra feita de luz!

Glória! Glória!

Tudo em ti prende e nos seduz.

(Bis)






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740