Portal São Fidélis RJ comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com registros sobre os mais antigos pés de tamarindo e históricos na cidade.

7 de junho de 2014

Na semana em que se comemorou o dia Mundial do Meio Ambiente (06) nada melhor para uma homenagem justa aos dois famosos e antigos pés de tamarindo, sendo um no calçadão da beira rio (rua Euclides da Cunha) e outro próximo à entrada da Ponte Metálico Walter Velasco. Apesar de não se saber ao certo quantos anos têm os dois mais antigos pés desse fruto na cidade, mas estima-se que tenham mais 100 anos, uma vez que, o município vai completar 223 anos de fundação no dia 27 de setembro deste ano.

Eles fazem parte de boa parte do contexto histórico da cidade, ainda quando se sabe que o primeiro nome que a cidade recebeu – Gamboa, com a chegada dos frades fundadores Frei Angello Maria de Lucca e Frei Victorio de Cambiasca, o falecido professor de história de São Fidélis, Aurênio Pereira Carneiro, dizia em suas e palestras aulas ministradas que esses dois pés de tamarindo deveriam ser muito bem cuidados e preservados porque ambos são históricos, assim como as palmeiras imperiais ao redor da Igreja Matriz.

Vale ressaltar que, nos últimos 20 anos, a cidade sofreu um forte desmatamento, além de cortes de árvores antigas, o que fez com que a temperatura ficasse cada vez mais alta anualmente, conforme se observa no dia adia.






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740