– No dia 30, Frei ângelo Maria de Lucca, manteve o primeiro contato com os índios Purys na Fazenda do Capitão Carneiro Leão.
– No dia 15, nasceu em São Fidélis, Dr. José Francisco de Oliveira e Silva, formado em advocacia no Estado de São Paulo, governou o Município como presidente da Câmara, de 1871 a 1883. Calçou ruas, construindo o cais que margeia o rio Paraíba do Sul na cidade e instalando primitiva luz a gás.
– No dia 14, o Imperador D. Pedro II, agraciou o cidadão Antônio Joaquim da Silva Pinto, com o título de Barão de São Fidélis.
– Surge o primeiro jornal “O Fidelense” o número do referido jornal, de 06 de janeiro de 1870, publicou nota referente as derrotas sofridas pelo Ditador Solano Lopes, que fugira para Bolívia.
– No dia 14, o Dr. érico Marinho da Gama Coelho, Médico republicano histórico, fidelense, inicia em São Fidélis a Campanha Republicana fundando o jornal “O Povo”. Mais tarde foi o Dr. érico Coelho, Deputado Federal e Senador.
– O cidadão João Henriques de Lima, dá início a publicação de um jornal denominado “O Republicano”.
– Dia 5, começa a circular o jornal “A Lucta”, fundado por José Pires & Cia no seu cabeçalho constava: a palavra Luta com c. Conheceu três fases; a secunda com o jornalista Pery Miranda e a terceira, sob a direção do citado jornalista e sua filha Lery Miranda.
– Os clubes de futebol existentes na época eram: o Americano Futebol Clube, o primeiro dirigido por Clínio Maia Sanches e o segundo por Bernardino de Souza.
-Dia 14, foi fundado o Clube de Regatas Laurindo Pitta.
-Dia 10, o Capitão Carlos de Alvarenga Salles (Intelectual) doou á Biblioteca Municipal 500 livros.
– No dia 1ºde Agosto foi encerrada a medição da Sesmaria área, onde se estabeleceu a primitiva aldeia de São Fidélis, tendo o Dr. Ouvidor, inspecionado o trabalho por ordem do Vice-rei D. Luiz de Vasconcelos e Souza.
– São Fidélis possuía a seguinte equipe médica: Dr. Bernardo Clemente Pinto Dr. Damaso de Albuquerque, Dr. Lopo de Albuquerque Diniz, Dr. Felipp Aloy Von Honhenfeld, Dr. Theotonio Wenceslau da Silveira, e Dr. Henrique de Moraes Garcez.
– Dia 27 de agosto nasceu em São Fidélis, o Pintor de repercussão internacional Oscar Pereira da Silva, que na França foi aluno de Leon Gero-me Bonat, seus quadros estão no Museu Paulista de Belas Artes de São Paulo.
– A Fazenda São Benedito possuía o jornal denominado “O Engenho de São Benedito”.
– Dia 25 de agosto pela primeira vez um trem da primitiva Estrada de Ferro, que possuía Estação e Oficinas em Luca, (Ypuca) (Estrada de Ferro São Fidélis-Miracema) atravessou a ponte, (atual ponte Municipal).
1889 – Dia 16 inauguração da ponte metálica da Estrada de Ferro, hoje ponte Municipal, que foi importada da Inglaterra.
– Os vapores das três Companhias, que singravam o Rio Paraíba do Sul cobravam as seguintes passagens: Entre São Fidélis, Rio de Janeiro e Santos (aRé) 35$000 (trinta e cinco mil reis) e a (prôa) 20$000 (vinte mil reis). S. Fidélis era uma das mais importantes cidades da Província.
– No dia lº de agosto, nasce em São Fidélis o grande atleta brasileiro, uma das glórias de nosso futebol Jaime de Almeida – tri-campeão brasileiro e tri-campeão carioca. Ele foi aluno do antigo Grupo Escolar Barão de Macaúbas.
– Dia 11 – o revolucionário Fidelense de 1922, Cadete Ulisses Veiga, filho do Dr. Oscar de Raul da Veiga, foi homenageado no Rio de Janeiro com a inauguração de uma rua com seu nome.
– Dia 22 foi nomeado para o cargo de Secretário do Interior e Justiça, o Fidelense ex-Governador do Estado do Rio de Janeiro Dr. Heitor Collet.
Autor: Aurênio Pereira Carneiro