Projeto de reforma da antiga estação ferroviária é divulgado e aguarda licitação da obra prometida pelo governador Cláudio Castro

27 de janeiro de 2022

Mais uma reportagem com o secretário de planejamento, Jamilton Serpa na tarde de quarta-feira (26), para esclarecer sobre o andamento do projeto de reforma da antiga estação ferroviária, cuja transferência do patrimônio histórico para o município se deu no ano de 2015. Em sua fala, Serpa deixou bem claro que a a reforma depende agora do governo do estado uma vez que, na ocasião da visita do governador Claudio Castro à cidade, foi prometida, bem como o projeto foi entregue pelo prefeito Amarildo. Além da reforma da estação – outro projeto de grande importância e anseio da população é a ciclovia ligando o centro ao Coroados (obra esta prometida há ano) projeto também entregue.

Imagens das estações de São Fidélis e Pureza

Com o processo de desativação da rota de passagem de trens pela cidade e Campos, a probabilidade de a região vir a se transformar num circuito do uso de trens para o turismo chegou a ser outra proposta para alavancar o setor turístico, bem como por agregar valores a mais a esses patrimônios históricos, visto que tem como órgão responsável e participante no bloco de assinaturas, o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional.

Entretanto, a proposta não foi adiante assim como até o momento, o projeto de reforma das estações transferidas para o município ainda não saiu do papel, pois está aguardando a licitação cuja promessa da reforma foi anunciada pelo governador Cláudio Castro em visita à cidade em 2021.

Sobre o projeto da ciclovia, a reportagem do SF RJ tem em seus arquivos o outras reportagens relacionadas à RJ 158, cuja rodovia que corta pela cidade e liga o bairro Coroados ao centro, acumula muitos históricos de acidentes envolvendo ciclistas que ora são atropelados , bem como, infelizmente, alguns dos acidentes com vítimas fatais.

Dessa forma, a população aguarda pela execução das obras prometidas, tendo em vista a cobrança do movimento cultural fidelense pela reforma da estação, e promete já agilizar uma comissão através da Associação Cultural Fidelense, para cobrar do governo do estado a promessa.

Confira no link abaixo a reportagem com o secretário Jamilton Serpa

https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/1020241635196

Reveja cópias dos documentos de transferências das estações ferroviárias do centro e de Pureza

Projeto da reforma assinado pela arquiteta Roberta Maia






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740