Projeto do Colégio Estadual Geraque é selecionado para a III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

21 de maio de 2018

O C.E. Geraque Collet, situado em Pureza – 3º distrito de São Fidélis participou da primeira etapa da III Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente com o projeto “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”- realizado no dia 23 de março deste ano. Participaram dessa etapa da conferência mais de 400 projetos, sendo que só 75 seriam escolhidos para segunda etapa a ser realizada em Rezende-RJ. O trabalho realizado pela escola ganhou destaque e foi escolhido para ser apresentado na segunda etapa.

A escola será representada pela professora Daniele e a aluna Ana Clara, ambas irão apresentar o trabalho de 21 a 23 de Maio na cidade de Rezende/RJ, com todas as despesas pagas pela organização do evento. E se o projeto for escolhido pode ser selecionado para participar da V Conferência Nacional infanto-juvenil para o meio ambiente em Brasília de 15 a 19 de junho.

Sobre o projeto:

O projeto tem por finalidade ajudar os professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

O trabalho tem como tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas” de forma que apresentou para as crianças uma visão ampla, envolvendo assim inúmeros problemas que o mundo atual tem enfrentado com relação à falta de água. O projeto foi desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e, assumir de forma independente e autônoma, atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Objetivos gerais:

Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:

– Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;

– Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;

– Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;

– Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

– Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos de forma conceituais, procedimentais e de atitudes.

Espera-se que ao término do projeto – as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vida vegetal, e que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, bem como levar para seu meio social todos esses aprendizados.

Via redação da instituição escolar






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