Rapaz de 19 anos morre em São Fidélis e laudo aponta Covid-19 mesmo sem resultado do exame, diz familiares

5 de abril de 2020

RAPAZ DE 19 ANOS MORRE EM SÃO FIDÉLIS E LAUDO APONTA NOTIFICAÇÃO DE COVID-19, MESMO SEM CONFIRMAÇÃO DO EXAME SEGUNDO FAMILIARES

Israel Rezende Amaral Soares, morador da Chatuba, de 19 anos faleceu neste sábado (4) no hospital Armando Vidal, cujo laudo diz choque séptico, empiema pleural, pneumonia bacteriana e notificação Covid-19 e asma. Porém, familiares do rapaz em entrevista por telefone com a reportagem do SF RJ tão logo tomamos conhecimento do fato ocorrido entramos em contato para saber sobre essa morte.

Segundo uma pessoa da família, o rapaz estava há duas semanas com um problema dentário por conta do dente siso que estava nascendo e apresentou fortes dores e levou o rapaz ao quadro de uma infecção o que acabou levando-o a passar por exames de ultrassom visto ainda que se encontrava com dores no estômago também. Sendo assim chegou a passar pela emergência co uso de Buscopan e liberado para casa.

A família conta que seu quadro não melhorou e teve que retornar para a unidade hospitalar devido às fortes dores e com a face super inchada. Daí ficou internado e como o quadro clínico era considerado grave e assim então foi para a UTI, onde permaneceu até vir a óbito neste sábado. Ao questionar da unidade hospitalar sobre o porquê de apontar o laudo para Covid-19, segundo a tia, a resposta dada pela pessoa que a atendeu foi porque houve agravamento do quadro clinico que passou a apresentar sintomas do Covid-19, como a asma e que teria que mesmo assim constar no laudo a notificação.

O que deixou a família revoltada foi a situação do laudo que, segundo os familiares, em hipótese alguma condiz com os sintomas cujos quais o rapaz estaria sentindo há alguns dias, isto é, ele estava com problemas de infecção dentária e, inclusive, família pediu até que um dentista fosse avaliar a situação do dente para ver o que poderia fazer, mas, de acordo com as informações, o dentista disse que não poderia mexer no dente porque estaria muito inflamado e que teria que aguardar após uso de antibióticos.

A tia do rapaz disse que por conta do corre corre para acionar a empresa Vida Longa para cuidar de todos os preparativos para velório, além de ver documentação e etc., porém foi pega de surpresa ao ser comunicada pela própria empresa sobre a questão do que diz o laudo – tendo em vista que se trata de notificação para Covid-19 e sendo assim não se pode fazer o velório e nem pessoa alguma participar do momento fúnebre. Conclusão: a tia diz que entrou em desespero ao saber que no laudo consta exatamente tal notificação.

Imediatamente – disse que foi para o hospital exigir explicações sobre esse detalhe já que ninguém da família comprova que o rapaz deu entrada no hospital com sintomas que poderiam ser suspeitos de Covid-19, e sim com sintomas relacionados a problemas dentário – isto é, infecção no dente. A família acionou imediatamente um advogado para cuidar do caso e até a 141.ª Delegacia da cidade o caso foi legado, porém, ainda segundo informações – as orientações foram ditas que o caso não seria com a DP e sim com o Ministério Público.

Sendo assim – o caso terá seus desdobramentos a partir de segunda-feira quando será levado ao MP pelo advogado da família que pretende exigir todas as informações com total veracidade dos fatos ocorridos – visto segundo os familiares, mesmo se o rapaz tivesse falecido em decorrência do Covid-19, teria que haver resultado confirmado do exame pelo Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública Moel Nutels – na capital assim como avisar a família para então seguir o protocolo que tem quer ser seguido, pois, pelo sim e pelo não, agora todas as pessoas que tiveram contato com ele teriam que estar em isolamento social e quarentena.

A partir de segunda-feira (6) nossa reportagem irá acompanhar todo o desfecho da situação, inclusive, ouvir médico que atendeu Israel e a direção do hospital. O sepultamento de Israel vai ocorrer neste domingo seguindo protocolo como manda em casos de Covid-19 já que o laudo constou Covid-19 e, neste caso, tudo indica que o velório porém o caixão não poderá ser aberto.

Por Nelzimar Lacerda, São Fidélis – RJ

foto de Israel – fonte: divulgação facebook

Por Nelzimar Lacerda, São Fidélis – RJ

A direção do Hospital Armando Vidal – através do gestor da unidade – Filipe Mocaiber e o médico da UTI do HAV – gravaram um vídeo neste domingo para esclarecer alguns pontos do fato ocorrido. Confira no link abaixo

https://www.facebook.com/hospitalarmandovidal/videos/1940225986102404/






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740