Na sexta-feira (24), foi realizada no Salão Nobre do Cesf, a Conferência Municipal de Educação com o tema ‘Monitorando o PME: avanços e desafios. Seguindo a programação, o evento foi aberto oficialmente, às 9h30 com encerramento às 17h. Dentre as autoridades presentes, a composição da mesa contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Lia Márcia Alcântara, que agradeceu imensamente a sua equipe gestora no dia a dia, o prefeito Amarildo Henrique, o vice José Willian, o secretário municipal de Ação Social, Victor Mauro Cruz e demais profissionais da secretaria de Educação.
Na pauta, leitura e aprovação do Regimento Interno do PME, debate, palestra com o professor Dr. Otávio Cordeiro (Graduado em Ciências da Educação, Mestre em Políticas Sociais, doutorado em Educação pela PUC, Rio Federal Fluminense/Campus Campos dos Goytacazes) e Plenária Final.
Com base nas informações passadas, o Plano Municipal de Educação é baseado no PNE – Plano Nacional de Educação (lei federal de 2014), cuja prerrogativa faz com que todos os municípios brasileiros tenham que desenvolver 20 metas em prol da educação em todos os níveis, isto é, desde a educação infantil ao ensino superior. Dessa forma, todos os municípios têm que ter seus planos municipais baseados no próprio PNE.
Em São Fidélis, o PME foi construído em 2015, através da participação da sociedade civil organizada, além de professores, pais de alunos, gestor municipal, e assim foi produzido. E esse mesmo plano (PME) prevê a criação de uma comissão a partir de fórum para ver se essas metas estão sendo cumpridas.
Ainda, a conferência contou com um momento cultural na participação do professor e bailarino, João Batista que fez uma considerada uma bela apresentação bastante reflexiva em se tratando da Educação no País e, claro, com algumas nuances direcionadas aos valores socioculturais da localidade também.
Por Nelzimar Lacerda