O Município de São Fidélis passou a ter cinco casos de Covid-19 confirmados conforme divulgação do órgão oficial da prefeitura. A situação em relação ao município agora passa a ser o seguinte: dos 16 casos, 5 confirmados, 10 descartados e 1 suspeito.
Ainda sobre a confirmação do rapaz cujo laudo apontou notificação para Covid-19, inicialmente, foi deduzida a partir do vídeo publicado pela prefeitura de São Fidélis, em que a superintendente de Vigilância Sanitária, Hitala Valentim afirma que “dos casos suspeitos, um que a gente tava aguardando resultado já chegou com resultado negativo. Então, a gente descarta esse caso.” Posteriormente, nossa redação entrou em contato para confirmar se o caso descartado era do Israel (porque nove já tinham testado negativo, restando apenas o dele) e a resposta foi que sim.
Nossa reportagem entrou em contato com um dos membros familiares do rapaz Israel para saber o que tinham a falar sobre o resultado e quais seriam as decisões a partir de agora, porém, Eliana Amaral, tia de Israel, disse que o caso está por conta do advogado da família e somente ele poderá se manifestar. Nossa reportagem tentou contato com o advogado mas não conseguiu falar.
Vale lembrar que o laudo de óbito do rapaz apontou notificação Covid-19, uma vez que a família ficou em pânico ao tomar conhecimento da leitura do mesmo cujas informações relatadas no dia do falecimento pela tia de Israel – ninguém havia recebido nenhum comunicado para que todos passassem a ficar em isolamento social, bem como passar por exames. Daí até que o resultado saísse – acabou de fato gerando um transtorno emocional para os familiares. Ainda com base nas informações passadas, o rapaz teria sido internado no Hospital Armando Vidal por complicações de infecções dentárias cujo quadro clínico agravou-se e veio a óbito conforme escrito no laudo: choque séptico, empiema pulmonar, pneumonia bacteriana e, por fim, notificação Covid-19 – asma.
Por Nelzimar Lacerda