No dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, a melhor informação que a revista SF RJ noticia não poderia ser melhor como um presente da área do Marketing Cultural e Turístico da “Cidade Poema”.
Trata-se do maior complexo cultural e turístico que em breve – será inaugurado no 4º distrito, ou seja, na antiga Usina de Pureza. Toda a área que abrange os espaços da antiga Usina de Açúcar e Álcool – serão transformados em um complexo cultural jamais visto na Região cujo local contará com museu ‘Caminhos do Açúcar’, museu do audiovisual, museu da música, Eco museu, Teatro com capacidade para 300 lugares, área de lazer e entretenimento aberta para eventos e apresentações de shows musicais, áreas para serviços de restaurante, cafeteria, bar, feira de artesanato, praças, pistas para caminhadas, mirante, passeios de barco em em um dos mais belos estuários entre o Rio Paraíba do Sul e muito mais!
O grande potencial e a vocação do município de São Fidélis é algo que já vem se destacando há muitos anos, de modo o que precisava mesmo era de empreendimentos como este que tem a iniciativa privada através do grupo Renato Abreu que é considerado um empresário visionário e empreendedor.
Uma grande oportunidade tanto para o aproveitamento dos casarões e demais residências em que os proprietários daqueles imóveis possam começar a cuidar um pouco melhor dos seus patrimônios para oferecer seus espaços para hospedagens, bem como os fazedores de cultura como, por exemplo, do artesanato, possam buscar alternativas mais criativas dos seus produtos a serem vendidos.
Quem viveu e participou da famosa festa da lagosta sabe que naquela época – não havia rede hoteleira na Região e mesmo se houvesse não daria conta do fluxo de turistas que vinha para o evento. Daí qual era o meio de hospedagens, além das barracas de camping? Simplesmente muitos moradores do bairro Coroados e de outros bairros ganhavam um extra com alugueis de quartos vazios de suas casas ou até mesmo de imóveis vazios. Da mesma forma essa oportunidade poderá acontecer a partir da inauguração do maior complexo cultural.
Ainda com base nas informações, a equipe que já atua na gestão e curadoria do complexo cultural nos informou que haverá seminários, reuniões e treinamento com os moradores tanto do 4º e 3º distrito para conscientizá-los sobre esse novo tempo e novos horizontes que serão abertos para a Região.
Por Nelzimar Lacerda – São Fidélis RJ