A semana de comemoração dos 120 anos da 1ª igreja Batista em São Fidélis começou desde o último sábado (18) com um jantar e culto especial em homenagem à segunda festa da multiplicação das células. O evento foi realizado no Clube Esportivo Gilda Barbosa (antigo Clube Esportivo Fidelense) a partir das 18h30 e contou com cerca de 350 participantes.
Os trabalhos para comemorar a segunda festa de multiplicação das células foram iniciados com louvores e orações, bem como a pregação do pastor Hermínio Pinheiro Pandino que, há 17 anos encontra-se pastoreando a PIBSF e, ao término de toda a parte litúrgica, foi servido um jantar a todos que marcaram presença.
Há pouco mais de um ano, a 1ª Igreja Batista com base na visão do MDA (Microcélula de Discipulado Apostólico), implantou um treinamento de líderes e o qual tem sido abraçado por vários cristãos no sentido de fazer com que a igreja seja um corpo vivo, dinâmico e ativo no sentido de transformar e ganhar vidas.
O MDA abrange diversos fatores desenvolvidos na igreja local, considerado um modelo que em 2013, a célula protótipo, formada por 27 membros da PIBSF participou durante alguns meses de estudos e congressos para conhecer e estudar o MDA e ajudar o pastor Hermínio Pinheiro Pandino, a trazer diretamente da Igreja da Paz, em Fortaleza, tal modelo de implantação de pequenos grupos. A célula protótipo se multiplicou e hoje já são 33 células, o que integra cerca de 480 pessoas.
Pastor Hermínio considera que, com o discipulado um a um, as pessoas criam vínculo e conseguem se firmar, não sendo alvo de tentações e recaídas do mundo. “O discipulador vai ouvir o discipulado, ler a bíblia e orar junto. O mentoreamento que o discipulador vai proporcionar funcionará como um guarda chuva espiritual, o que ajuda no crescimento espiritual dos dois, fortalecendo, assim, os laços com a igreja também”, ressaltou.
A reportagem do site SF RJ tem acompanhado as ações dos ministérios da PIBSF que sempre foram/são relevantes no município, assim como estará cobrindo todos os momentos festivos em prol da comemoração dos 120 anos da igreja e cuja programação irá até o domingo (27) data do aniversário da igreja.
Ainda, vale ressaltar que a relação histórica da PIBSF tem toda uma sintonia também com a história da fundação da Maçonaria de São Fidélis, visto que foi o Missionário Salomão Luiz Ginsburg quem fundou ambas na Cidade Poema.
Fotos e reportagem: Nelzimar Lacerda