A tradicional festa retrô ‘Noite do Flashback’ em mais uma edição realizada pelo VJ Claudio Sedano, no Automóvel Clube Fluminense em Campos dos Goytacazes, no último sábado (25), agitou a noite campista em grande estilo. A festa já tem sua marca registrada em diversas edições sendo que, anualmente, são realizadas duas produções
Um grande encontro de gerações se viu, o que caracteriza não somente o bom gosto e estilo pelos hits dos anos 70, 80 e 90, mas, sobretudo, porque a geração de agora desconhece o grande impacto das consideradas belas músicas de qualidade e sonoridade dessas épocas vividas por pessoas que se encontram na casa a partir dos 50 anos de idade.
Ainda assim vale destacar o quanto de jovens que também são apreciadores dos hits das referidas épocas que se eternizaram, tendo em vista que, atualmente, é impossível comparar o melhor das sonoridades e letras dos grandes sucessos tanto internacionais e da nossa MPB e do pop rock nacional que marcaram gerações (anos 70, 80 e 90), sendo que esses hits são considerados uma antologia musical histórica, e cada vez mais recorrente às playlist para as festas temáticas e badaladas – às quais muitos têm saudade e podem prestigiar e curtir, tal como, por exemplo, é a ‘Noite Flashback realizada em Campos, tornando- se uma referência na Região.
As análises abordadas por pesquisadores da área musical, dizem que vivemos uma geração de lixos sonoros, sem musicalidade audível, poesia e arte. E isso vale até para o funk que, se comparado com os grandes hits que marcaram época com talentosos letristas como MC Marcinho, a dupla Claudinho & Buchecha, entre outros. Entretanto, o funk de hoje é só apologia ao crime, orgias e badernas e que coloca a mulher como mero objeto sexual descartável. Diferentemente dos hits do passado em que se ouvia o funk consciente ou de protesto, funk melody e etc.
Ainda sobre o evento, destaca-se a turma do passinho com diversos integrantes que já fazem parte de toda a produção realizada pelo produtor e VJ Sedano, bem como uma super produção referente ao contexto histórico relacionado ao melhor das pistas de danças conforme se presenciava nos referidos anos 70, 80 e 90, considerados os anos dos embalos de sábado à noite.
Por Nelzimar Lacerda – São Fidélis RJ
Confira nos links abaixo alguns dos flashes realizados pela reportagem