A cidade de São Fidélis passa a contar com semáforos a partir de agora. Após longos anos de cobranças por investimentos no ordenamento do trânsito da cidade, considerado uma verdadeira baderna, onde o desrespeito às leis de trânsito é absurdamente visto por qualquer pessoa que transita pelas ruas da cidade, porém o atual prefeito tomou a iniciativa de fazer o que não foi feito nas gestões passadas. Vale destacar que, apesar da importância desses sinalizadores, todos sabem que as ruas também precisam de melhorias porque são muitos buracos para todos os lados.
Inicialmente, os semáforos foram instalados em dois pontos considerados críticos com relação a riscos de acidentes. O primeiro é em frente ao Ciep Joaquim Maia Brandão, no bairro São Vicente de Paulo, onde estudam mais de 450 alunos, que precisam fazer a travessia pela RJ-158, rodovia estadual, por onde passam todos os dias centenas de veículos entre caminhões, ônibus, carros e motos.
A outra área contemplada é o trevo próximo à Estação de Transbordo e à Delegacia, onde há diversas ruas com intenso movimento, que se integram à mesma RJ.
Equipes de uma empresa especializada iniciaram no último final de semana a instalação dos equipamentos utilizados para ordenamento do trânsito. A previsão é de que comecem a funcionar ainda nesta semana.
Para o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Jaciel Marques Jr., esse é um marco para a cidade e tem o objetivo de beneficiar a todos.
“O trânsito da cidade ainda precisa de vários ajustes, mas entendemos que, com a instalação dos semáforos, a população irá começar a se adaptar a respeitar as leis. Precisamos da ajuda de todos. Não temos a intenção de penalizar os motoristas e motociclistas, mas precisamos de ordenamento para evitar acidentes”, disse o secretário.
Nas primeiras semanas os agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. O projeto contempla ainda a instalação em outros pontos da cidade como nas proximidades da Escola Municipal Maria Firmina, no bairro Vila dos Coroados e da Escola Estadual Elvídeo Costa, em Ipuca, além do cruzamento entre a Avenida 7 de Setembro e a Rua Dr. José Francisco, no centro. “Se todos respeitarem as leis de trânsito teremos uma cidade mais segura, sem acidentes. É disso que precisamos”, finalizou o secretário.
Por Nelzimar Lacerda