O ano de 2014 chega ao fim, porém a reportagem do SF RJ faz um balanço de acordo com as publicações sobre os eventos culturais realizados na Cidade Poema, e ao observar todas as análises comentadas pelos internautas em cada matéria veiculada durante o ano, a área cultural, apesar de todas as dificuldades tem alguns motivos para comemorar. Em geral, as pessoas pensam que eventos culturais se resumem apenas a contratos de shows caros, o que não é considerado e uma vez que show significa somente entretenimento e eventos culturais significam um mix conjuntural em que elevam conhecimentos abrangentes envolvendo todas as vertentes de valores transformadores para um povo.
E para uma cidade que tem poucos recursos, gastar somente com shows durante um ano, seria dilapidar recursos sem retorno. Historicamente, a cidade de São Fidélis possui um excelente contexto em relação às manifestações culturais que marcaram época, como por ex., festival da lagosta, teatro, música, poesia, danças, além, é claro, da sua educação de qualidade que sempre de gerou grandes nomes em várias áreas profissionais que brilham em diversos lugares no país e fora. E tais aspectos precisam ser valorizados e lembrados por àqueles que ainda desconhecem e preferem o imediatismo ou às políticas de entretenimento com finalidades eleitoreiras e para não dizer do “pão e circo”.
A Semana Cultural, por exemplo, foi um evento que atraiu público e trouxe a tentativa do resgate de tais valores mencionados no parágrafo anterior. E, por incrível que pareça, com aplausos da população pela organização estratégica das Secretarias Municipais de Cultura/Turismo e Educação, ao conseguirem realizar um evento que reuniu diversas vertentes culturais em praça pública, em especial, realizar uma das maiores feiras de livros na cidade, além do consagrado festival aberto de poesia falada e demais atividades da área cultural durante uma semana em que a cidade respirou artes plásticas, música, teatro, danças, poesias e diversas oficinas temáticas para todos os tipos de públicos.
Outro evento que merece destaque também foi o Natal de Luz e Canção, muito bem aplaudido e avaliado pelo público que recebeu durante 10 dias mensagens natalinas em coros musicais com grupos da localidade de várias denominações religiosas, orquestras de alto nível, entre elas, a consagrada Mariuccia Iacovino, enfim, tudo que já foi destacado em matérias publicadas anteriormente aqui no portal e nas fan pages durante as coberturas de cada apresentação realizada. Além da Semana Cultural, destacam-se demais manifestações culturais independentes que foram realizadas e com grande sucesso, entre eles, os espetáculos de danças das instituições particulares, dos grupos teatrais “Máscaras” “Esquálidus” e “Sala de Ensaios” que sempre fizeram várias apresentações durante o ano. Enfim, apesar de todos os problemas do quotidiano que qualquer cidade tenha ou possa ter, a vida cultural em São Fidélis teve seu curso com merecidos aplausos e encerra o ano com motivos a mais para continuar a tocar o barco e fazer o seu papel no palco da vida.
E sendo assim, o SF RJ que sempre pautou seu compromisso social adentrado na linha do marketing cultural e turístico, bem como levar a informação de qualidade e de interesse público para todos que nos acompanham nesses 13 anos de trabalho no ar e por uma cultural digital que possibilite ampliar sempre o acervo da revista eletrônica da cidade, o que nos faz valorizar aos munícipes, aos artistas locais e, assim, estaremos sempre de plantão a serviço dos nossos leitores e seguidores. Segue abaixo o link do spot produzido pela equipe do SF RJ anunciando a próxima Semana Cultural que já está marcada no calendário cultural do município.