Um resumo do dia Sete de Setembro em São Fidélis com desfile cívico, escolar e militar

7 de setembro de 2018

O feriado de Sete de Setembro em São Fidélis foi marcado com o tradicional desfile cívico, escolar e militar, além de outras instituições e clubes de motociclismo, de serviços e dos trilheiros fidelenses.  Apesar de ser um feriado que traz em seu contexto um ritual marcante da história do País, porém o que se observa a cada ano é que essa tradição dos desfiles tem se perdido em diversas cidades por conta de uma série de fatores.

Antigamente, considera-se que as instituições escolares faziam seus desfiles com participação maciça de seus alunos na avenida quando, na ocasião, muitos eram até beneficiados com pontuações nas provas, ou seja, havia certa valorização vinculada até mesmo no conjunto dos temas e apresentações que se traziam para as avenidas. Ainda sem falar da consonância de estudos voltados para o contexto das disciplinas como Moral e Cívica, Organização Social e Política Brasileira (OSPB), disciplinas estas que não fazem mais parte da grade curricular do ensino brasileiro.

Dessa forma, vale destacar e valorizar as cidades que ainda contam com essa passagem comemorativa – por manterem viva a tradição e o contexto histórico de um momento que deveria/deve servir de reflexões a partir dos temas desenvolvidos e explorados com consciência crítica e reflexiva lançados aos olhos do público que vai para as ruas e avenidas para assistirem aos desfiles todos os anos.

Neste ano de 2018, as poucas escolas fidelenses que marcaram presença no desfile cívico trouxeram suas reflexões imbuídas por levantarem esses questionamentos, mesmo no descompasso da marcha que não se faz mais presente como antigamente, em que os alunos marchavam silenciosamente com postura e olhar reto e sem fazer nenhum aceno para qualquer um que, porventura, soltasse um grito pelo nome de alguém no pelotão em marcha pela avenida. Seria mais ou menos como ver o TG e demais militares marcharem num sincronismo perfeito de arrancar aplausos do grande público.

O desfile de Setembro em comemoração ao Dia da Independência em São Fidélis contou com as seguintes instituições escolares, entre outras: Colégio Estadual São Fidélis, Colégio Fidelense, Colégio Estadual Geraque Collet, Escola Batista, Secretaria Municipal de Educação, CASF/pH. Além das escolas citadas, o desfile foi aberto pela Associação Musical 22 de Outubro, em seguida, a AFL – Academia Fidelense de Letras, Corpo de Bombeiros e, destaque, pela primeira vez, o Lar dos Idosos. Em seguida, para fechamento, Unidos para a Natureza, Clube de motociclismo Vovô do Asfalto, Subversivos Moto Clube, Motociclistas de Sião, Tormentas Moto Clube, Aventureiros Moto Clube e União dos Trilheiros Fidelenses (UTF).  Destaca-se, este ano o TG3 de São Fidélis não participou do desfile, assim também como a Polícia Militar.

Por Jonas de Castro Almeida

Imagens e transmissão ao vivo por Nelzimar Lacerda

 

 

 






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740