A III edição da Festa Literária de São Fidélis tende a se consolidar como um grande evento regional – e quem sabe futuramente ganhar fronteiras nacionalmente. A programação teve início na última quinta-feira (06) e vai até domingo pela manhã cujo encerramento será com um passeio poético acompanhado pela centenária Sociedade Musical 22 de Outubro.
Durante as várias atividades do evento, destacam-se as participações de diversos alunos da rede municipal, estadual e particular que, com maestria – apresentaram recitais, dramatização, sarau, danças e etc., sobre a obra do poeta homenageado – Pedro Emílio de Almeida e Silva.
Além das atividades literárias, o evento conta com apresentações musicais, danças, tenda com autores e exposição de livros de algumas editoras, exposição fotográfica do jornalista Romildo Guerrante e exposição sobre a obra e vida do poeta Pedro Emílio. Ainda, o evento acontece em três locais: Jardim Presidente Vargas (anexo à Praça Guilherme Tito de Azevedo, Auditório do CESF e Anfiteatro da Biblioteca e Museu Corina Peixoto de Araújo) e vai até domingo (09).
A FLISF é um projeto idealizado por Claudia Calomeni que integra a Academia Fidelense de Letras, e tem por objetivo fazer com que o referencial “Cidade Poema” possa despertar nos jovens, adolescentes e crianças, o interesse maior pelos diversos segmentos da arte literária, bem como ser uma vitrine aberta pela valorização e destaque dos escritores e poetas fidelenses. O evento não tem fim lucrativo, de modo a agregar uma série de valores e oportunidades para todos os setores por conta do fortalecimento dos produtos turísticos e culturais que a cidade oferece.
A programação continua neste sábado quando, pela manhã, foram realizadas apresentações literárias no Jardim Presidente Vargas por alunos do CEPUC e contação de histórias de história e animação com o palhaço Zezinho para as crianças. Já à noite a partir das 19h – haverá recital com a escola de música “Amor de Índio” (no Anfiteatro da Biblioteca Municipal), apresentação de dança, participação especial do coral MusiCanto, de Campos dos Goytacazes com o espetáculo “Emoções” e para fechar a noite – a apresentação musical será no palanque do Jardim Presidente Vargas com o cantor e compositor fidelense Vicente de Paula.
O evento conta com apoio total da Prefeitura Municipal e demais empresas comerciais locais como: SFnet, Liquigás – representante Celsinho Dutra, Geraldo André arquitetura, Cafeteria & Padaria Cezário, Censupeg/São Fidélis, Ronaldo Barcelos decorações, Vila Café e outras.
Cobertura total – Nelzimar Lacerda e TV Norte Fluminense RJ online