O II Festival Intermunicipal de Poesia nas escolas f oi realizado na sexta-feira (24) na cidade se Santa Maria Madalena e reuniu alunos de diversas escolas estaduais de diferentes cidades do interior do estado, entre elas, São Fidélis que contou com a participação dos dois vencedores do festival aberto de poesia estudantil de 2014, Pedro Muryllo Pinheiro Navega e Taynara Santos Silva cuja poesia de sua autoria – ‘O cangaceiro’ ficou em 3º lugar e a qual foi declamada pelo intérprete Daniel Dias.
Os participantes tiveram o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – através da prefeitura Municipal de SF que disponibilizou transporte para que os poetas mirins da Cidade Poema pudessem concorrer, bem como foram acompanhados por dois servidores da secretaria de cultura, além da professora de Artes e Literatura do Cesf, Sônia Sóta, que muito se destaca com toda a sua equipe e demais colegas pelo trabalho que realiza no dia a dia com os alunos.
A poesia ainda é um gênero bastante desvalorizado no contexto escolar. Percebe-se em grande parte que os alunos não gostam de ler poemas e o professor acaba não conseguindo e/ou não encontrando meios para motivá-los a lerem textos poéticos.
É possível enumerar diversos fatores responsáveis por este tipo de prática em sala de aula, a começar pelas falhas encontradas na formação do professor e na abordagem empobrecida da poesia nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Considerando-se que ainda que grande maioria dos livros, quando tratam deste gênero em seu conteúdo, serve apenas como pretexto para estudos gramaticais ou para dar ênfase aos aspectos formais do poema. Porém, deve-se ter muito cuidado em tentar apontar um culpado na ocorrência destes aspectos, pois na verdade, não existe apenas um culpado, mas sim um conjunto de fatores que podem ser considerados responsáveis por esta situação.
Na verdade muitos profissionais da área de educação sabem sobre a importância da leitura da poesia durante o desenvolvimento escolar e humano dos alunos, mas em vez de assumir o seu papel de incentivar o trabalho com este gênero, acaba piorando a situação, quando trata a poesia de forma equivocada e superficial. Sabe-se que atualmente em nossa sociedade o hábito da leitura não é tão valorizado, este comportamento advêm de fatores socioculturais e políticos.
Logo, ao ver algumas escolas com seus alunos envolvidos nesse contexto de atividades e estudos na área de literatura, o resultado foi o que se presenciou na noite em Santa Maria Madalena, assim como foi também no festival de poesia falada da Cidade Poema, um show de interpretação e produção de textos poéticos por parte de todos os que participaram.